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  • Foto do escritorTarcisio Bonessi Junior

2R Distribuidora elimina gargalos e reduz em mais de 85% as trocas de mercadorias nos PDV's


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Sede 2R Distruibuidora em Blumenau, Santa Catarina

Com forte atuação nas regiões do Vale do Itajaí, Alto Vale do Itajaí, Litoral Norte e Vale do Itapocú, em Santa Catarina, a 2R Distribuidora de Alimentos vem desde 2017 se consolidando como uma das maiores e melhores distribuidoras de alimentos do estado. Distribuindo produtos de marcas como Tirol, Prat's, Santa Massa e Buffalo Beer atende as grandes redes varejistas dessas regiões e também os pequenos e médios varejistas locais.


A empresa, com sede em Blumenau (SC), está instalada em uma moderna área com mais de 2.100 m2, tendo uma câmara frigorífica com capacidade para 200 paletes de produtos resfriados e uma área de 480 m2 para produtos secos e setor administrativo. Além de amplo pátio para estacionamento e manobra de caminhões e carretas, com 1.200 m2.


O desafio de acompanhar os resultados dos clientes e aumentar a positivação das marcas distribuídas


Para se consolidar no mercado, em 2019 a 2R Distribuidora contrata Promotores de Venda em regime CLT para ações de marketing nos pontos de venda a fim de garantir a melhor exposição e reposição dos produtos distribuídos.


"A empresa já tinha investido em um Aplicativo de trade marketing, mas diversos problemas dificultavam a operação. O App travava muito. Os promotores não conseguiam usar o aplicativo sem internet, mesmo o fornecedor prometendo que funcionaria offline. Não era possível controlar jornada de trabalho dos promotores de venda que atuavam nos clientes. Recorrentemente havia a perda de informação das pesquisas de campo por problemas de comunicação da aplicação. Era bem complicado para os promotores apresentarem bons resultados e para nós, supervisores, acompanharmos nossas equipes", aponta Edson Sá, Supervisor de Vendas da 2R Distribuidora.


Uma solução sob medida focada em eliminar os problemas existentes


A 2R estava focada em resolver esse problema, pois vendas eram perdidas, produtos deixavam de girar e a equipe estava se desgastando muito. Em agosto de 2019 a Evne apresentou sua solução e ofereceu uma validação prática da mesma.


Tarcisio, Diretor da Evne Aplicativos explica: "Durante as conversas com a 2R percebemos que as principais dificuldades que eles encontravam estavam muito atreladas a tecnologia da antiga aplicação que eles usavam, e também por ser uma aplicação padronizada, que não lhes dava autonomia e flexibilidade para formatar e controlar suas pesquisas".


Um Aplicativo protótipo foi desenvolvido a partir da real necessidade da empresa, baseado nas informações que deveriam ser coletadas e na forma de trabalho dos promotores em campo.


Edson comenta que "foi impressionante como montaram o APP do jeito que a 2R Distribuidora precisava e em menos de dois dias liberaram para utilização em campo. E em uma semana já constatamos que com a solução da Evne não haveriam os problemas que a empresa vinha enfrentando até então".


Sem problemas e com resultados expressivos


Hoje, com a solução da Evne, o aplicativo é super prático, funciona muito bem, inclusive sem internet, temos respostas rápidas e ação imediata em casos de ruptura de estoque no Ponto de Venda ou datas curtas, que são produtos com prazo de validade próximo do vencimento.


"O departamento de RH consegue controlar a jornada dos promotores de venda. E nós, supervisores, conseguimos apresentar resultados excelentes, e rapidez em nosso trabalho, ajudando nossos clientes a venderem mais e melhor os produtos que distribuímos", destaca Edson.


Entre os ganhos com a implantação do aplicativo de Trade Marketing da Evne destaca-se a redução em mais de 85% no volume de trocas de mercadorias. Chegando ao recorde histórico de 0,62% de trocas em um mês. "Antes da solução, nossa média girava em 4,5% ao mês", observa o supervisor da 2R Distribuidora.


A empresa também aumentou significativamente o número de produtos distribuídos, com a adesão de novas marcas ao seu portfólio. Isso gera um volume maior de trabalho para os promotores em cada loja atendida.


Edson complementa que "como o APP da Evne é prático e ágil, mantivemos a mesma quantidade de lojas atendidas por promotor. Ou seja, aumentamos a produtividade do nosso time sem necessitar aumentar custos da empresa".


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