top of page
  • Foto do escritorTarcisio Bonessi Junior

O Coronavírus e a Transformação Digital


Pois é, apesar de o assunto transformação digital vir sendo motivo de muitos posts, artigos, webinars e sei lá mais o que, por um bom tempo já, empresários e gestores de muitas empresas de qualquer porte ou segmento ainda o ignoravam ou o tratavam como supérfluo, desnecessário, sem importância, coisa para o futuro.

E outros acham que transformação digital é só ter uma ferramenta de inbound marketing, posts legais nas redes sociais e um site atualizado.

O futuro chegou, sem avisar!

Aí veio o COVID-19 e o mundo parou. Todos temos que nos isolar em nossas residências. Mas o mundo não pode parar, e não vai parar, de fato. Temos compromissos a honrar, contas a pagar, a receber. Precisamos que, dentro deste caos, se mantenha um mínimo de ordem e progresso.

Precisamos continuar estudando, ensinando, compartilhando. Pois uma hora tudo voltará ao normal. Mas não se engane, este normal não significa voltar a ser como antes.

O Coronavírus está nos obrigando a fazer diferente. E fazer diferente hoje é mudar nosso mindset e aproveitar as tecnologias já existentes para mudarmos a forma como fazemos as nossas atividades a fim de mantermos e evoluirmos os nossos negócios.

No cenário atual a transformação digital se mostra necessária, importante, essencial. Afinal, precisamos continuar vendendo, comprando, entregando, recebendo, enfim, atendendo clientes, fornecedores e colaboradores.

O que é a TD?

Transformação digital é trocar o contrato assinado em papel pelo contrato com assinatura digital. E entender que isso tem validade jurídica sim.

É parar de imprimir papel para que seu técnico preencha a caneta no atendimento ao cliente. E depois um outro colaborador ainda ter que pegar este mesmo papel, interpretar o que está escrito nele, e digitar no seu sistema. Chega disso!

É substituir o romaneio de carga feito com prancheta e papel, por um tablet e uma planilha digital, pelo menos.

É acabar com o canhoto assinado da DANFE. Sim, porque a nota fiscal já é eletrônica, mas ainda imprimimos a danfe para o cliente assinar o recebimento!?

É fazer reuniões online rápidas e objetivas, e não ter mais que pagar despesas de viagem e coffee-breaks para seu time de vendas se reunir por 2 horas uma vez por mês para escutar você reclamando que a meta não foi batida.

É ter seus documentos, planilhas, sistemas e aplicativos na Nuvem e disponíveis para quem os necessita, sem ter que chamar o "carinha da TI" para liberar o acesso, cada vez.

Transformação digital é sobre sua empresa funcionar, mesmo que o escritório esteja fechado.

E o COVID-19 nos alertou, também, para isso! É hora de colocar os processos tradicionais e conservadores de nossas empresas em pauta e discutir formas realmente diferentes de executá-los. Seja bem-vinda Transformação Digital!

76 visualizações0 comentário
bottom of page